Um guia prático para planejar seu projeto WordPress

Como planejar meu projeto no WordPress? Como montar a arquitetura de informação? Para quais templates eu vou precisar fazer layout? O que eu vou desenvolver é um plugin ou fica no tema? O que vale a pena usar um plugin pronto e o que vale a pena desenvolver do zero? Esta palestra, direcionada para iniciantes em WordPress, desenvolvedores e designers, pretende dar um guia prático de como planejar seu projeto em WordPress e tomar essas decisões. A partir da arquitetura da informação do seu projeto, vamos descobrir o que será um post type, o que será uma categoria, o que será um custom post type e o que será uma taxonomia. Além disso, vamos estudar a hierarquia de templates do WordPress para definir quas serão os templates e Loops que seu tema vai precisar.

Campos personalizados like a pro: conheça o Advanced Custom Fields

Muitos falam bem do Advanced Custom Fields, mas nunca vimos uma palestra que deixe bem claro para todos porque o utilizar, quais seus benefícios e detalhes técnicos sobre este aclamado plugin. Nesta palestra, pretendo elucidar o uso do plugin e mostrar alguns exemplos de boas coisas que podem ser resolvidas com ele de forma simples e rápida.

Faça parte da comunidade WordPress

Sendo a grande força da ferramenta a sua comunidade extremamente colaborativa e receptiva a novos membros, vamos nesses 40 minutos entender como funciona a participação e contribuição individual para que essa grande qualidade do WordPress seja feita de forma sólida e bem estruturada pela comunidade Brasileira.

Como eu aprendo WordPress?

Você já deve saber que o WordPress é um grande mundo a ser explorado. Por isso, nada mais justo que alguém te dê o caminho das pedras. Descubra por onde começar, quais as principais fontes de conteúdos sobre WordPress, onde tirar suas dúvidas e como participar ativamente da comunidade do maior CMS da galáxia!

Como escrever para a web?

Esta pergunta, que pode parecer antiga, ainda é muito comum entre profissionais interessados no ambiente digital. O texto para web possui as suas peculiaridades. A palestra vai apresentar boas práticas que podem auxiliar o participante a planejar e desenvolver seus textos em rede.

Como projetar sites acessíveis usando o WordPress

Segundo o Censo de 2010 (IBGE), 24% da população brasileira apresenta alguma deficiência, seja ela visual, auditiva, motora ou cognitiva. Pensando nessa grande parcela da população, a palestra irá abordar como podemos utilizar o WordPress para projetar sites acessíveis. Serão apresentados os conceitos da acessibilidade web (histórico e tendências), boas práticas de desenvolvimento e ferramentas para implementar a acessibilidade com WordPress (plugins e temas). Tudo isso ilustrado com cases de quem já está pensando e trabalhando por uma Internet mais inclusiva!

Do início ao fim com WordPress: Planejamento, desenvolvimento e desafios

Mostrar o processo de desenvolvimento de um website é uma ótima oportunidade para trocar ideias, aprender sobre boas práticas, ter insights para projetos futuros e claro, compartilhar as “angústias” do dia a dia dos desenvolvedores.

Para isso, vamos apresentar os desafios e um pouco do processo de construção do site oficial da Virada Cultural Paulista 2014, considerado o maior evento cultural simultâneo do interior e do litoral do Estado de São Paulo.

Na palestra, serão mostradas algumas das decisões tomadas em termos de código, funcionalidades, plugins utilizados, fluxo de trabalho e como foi o planejamento para tornar o WordPress uma plataforma escalável para as próximas edições do evento.

Fazendo milagres com WordPress

Nessa palestra queremos apagar de vez a pergunta “WordPress não é só para blogs?” da mente dos desenvolvedores e mostrar o que é possível criar com esse CMS divino.

Usando o WordPress corretamente milagres podem ser operados em lojas virtuais, redes sociais, newsletter e até em blog veja você meu caro desenvolvedor!