Palestras

Desenhando WordPress

Algumas pessoas acreditam que o WordPress seja limitado, mas eu acredito que a limitação está no conhecimento da ferramenta, pois ele é open source, e na pior das hipóteses, basta criar seu próprio plugin e resolver o seu problema. Na palestra irei abordar um pouco da experiência de se aplicar um layout original ao WordPress, usando suas próprias funções, classes e alguns plugins confiáveis. Demonstrarei como “pensar WordPress”, como segmentar a arquitetura de conteúdos propostas pelo design dentro do front e back-end. Como usar os recursos disponíveis atualmente, para deixar o ADMIN amigável para o cliente, e por fim uma breve passagem sobre hierarquia de arquivos, buscando demonstrar como ter uma maior maleabilidade na criação de áreas com layouts diversificados. Utilizarei exemplos de sites próprios, criados por mim, e com a possibilidade de acessá-los a qualquer momento durante a palestra.

Um guia prático para planejar seu projeto WordPress

Como planejar meu projeto no WordPress? Como montar a arquitetura de informação? Para quais templates eu vou precisar fazer layout? O que eu vou desenvolver é um plugin ou fica no tema? O que vale a pena usar um plugin pronto e o que vale a pena desenvolver do zero? Esta palestra, direcionada para iniciantes em WordPress, desenvolvedores e designers, pretende dar um guia prático de como planejar seu projeto em WordPress e tomar essas decisões. A partir da arquitetura da informação do seu projeto, vamos descobrir o que será um post type, o que será uma categoria, o que será um custom post type e o que será uma taxonomia. Além disso, vamos estudar a hierarquia de templates do WordPress para definir quas serão os templates e Loops que seu tema vai precisar.

Campos personalizados like a pro: conheça o Advanced Custom Fields

Muitos falam bem do Advanced Custom Fields, mas nunca vimos uma palestra que deixe bem claro para todos porque o utilizar, quais seus benefícios e detalhes técnicos sobre este aclamado plugin. Nesta palestra, pretendo elucidar o uso do plugin e mostrar alguns exemplos de boas coisas que podem ser resolvidas com ele de forma simples e rápida.

Faça parte da comunidade WordPress

Sendo a grande força da ferramenta a sua comunidade extremamente colaborativa e receptiva a novos membros, vamos nesses 40 minutos entender como funciona a participação e contribuição individual para que essa grande qualidade do WordPress seja feita de forma sólida e bem estruturada pela comunidade Brasileira.

Como eu aprendo WordPress?

Você já deve saber que o WordPress é um grande mundo a ser explorado. Por isso, nada mais justo que alguém te dê o caminho das pedras. Descubra por onde começar, quais as principais fontes de conteúdos sobre WordPress, onde tirar suas dúvidas e como participar ativamente da comunidade do maior CMS da galáxia!

Melhorando o desempenho do seu WordPress

Atualmente um grande erro cometido por muitas agências e desenvolvedores é cuidar apenas do funcionamento do código e esquecer de testar como ele poderá afetar a performance do site. Com base nisso, nessa palestra vamos abordar técnicas para diminuir o tempo de carregamento de um site WordPress, pois isso pode acarretar em diversas melhorias não só na experiência do usuário, como também no posicionamento do site nos mecanismos de busca e na diminuição de uso de recursos no servidor.

Layout vs Resultado: challenge accepted!

Os sites para WordPress ditam a tendência em design para a web. A plataforma possui um dos maiores ecossistemas de desenvolvimento, responsável pela criação de milhares de plugins e templates. Parallax, Megamenu, Layout Builder estes são só alguns dos tantos recursos e efeitos que povoam o imaginário dos criadores de sites para a plataforma. O quanto tudo isso nos leva na direção correta para a conversão em resultado para o cliente?

Como escrever para a web?

Esta pergunta, que pode parecer antiga, ainda é muito comum entre profissionais interessados no ambiente digital. O texto para web possui as suas peculiaridades. A palestra vai apresentar boas práticas que podem auxiliar o participante a planejar e desenvolver seus textos em rede.

​Jetpack, um canivete suíço no seu WordPress​

Sabe aquela função que você procura faz tempo pra usar no seu WordPress? O Jetpack pode ter ela pronta pra você.
Nessa palestra você irá conhecer todas as ferramentas do Jetpack, como usar e técnicas ocultas que você nem sabia que existia.

Usando o WordPress como API para servir um mundo de dispositivos

Com um mundo multi-dispositivos, servir apenas websites já não é o suficiente. Veja como servir, além de sites, aplicativos mobile, desktop e muito mais, centralizando em apenas uma instalação do WordPress uma API Rest.

Um gole de otimização no WordPress

Nessa palestra você aprenderá como utilizar o GulpJS para automatizar tarefas corriqueiras no desenvolvimento de temas para WordPress (minify de arquivos JS/CSS, Lint, compilar SASS/LESS/Stylus, deploy com FTP/SSH/Rsync) de uma forma rápida e eficiente, focando na PERFORMANCE.

Assim você terá mais agilidade na codificação e poderá oferecer uma melhor experiência ao usuário final!

Como projetar sites acessíveis usando o WordPress

Segundo o Censo de 2010 (IBGE), 24% da população brasileira apresenta alguma deficiência, seja ela visual, auditiva, motora ou cognitiva. Pensando nessa grande parcela da população, a palestra irá abordar como podemos utilizar o WordPress para projetar sites acessíveis. Serão apresentados os conceitos da acessibilidade web (histórico e tendências), boas práticas de desenvolvimento e ferramentas para implementar a acessibilidade com WordPress (plugins e temas). Tudo isso ilustrado com cases de quem já está pensando e trabalhando por uma Internet mais inclusiva!

Do início ao fim com WordPress: Planejamento, desenvolvimento e desafios

Mostrar o processo de desenvolvimento de um website é uma ótima oportunidade para trocar ideias, aprender sobre boas práticas, ter insights para projetos futuros e claro, compartilhar as “angústias” do dia a dia dos desenvolvedores.

Para isso, vamos apresentar os desafios e um pouco do processo de construção do site oficial da Virada Cultural Paulista 2014, considerado o maior evento cultural simultâneo do interior e do litoral do Estado de São Paulo.

Na palestra, serão mostradas algumas das decisões tomadas em termos de código, funcionalidades, plugins utilizados, fluxo de trabalho e como foi o planejamento para tornar o WordPress uma plataforma escalável para as próximas edições do evento.

Agilizando a criação com WP: Agencias digitais TURBO MODE

Saiba com exemplos práticos como as metodologias ágeis podem dar um impulso na produtividade das agencias digitais (e poupar varias dores de cabeça no caminho).

Guia prático de sobrevivência no Multisite

WordPress Multisite: O que são? Onde vivem? Do que se alimentam? Como podem facilitar a sua vida? Saiba como ter vários sites em uma mesma instalação do WordPress. Aprenda a instalação, funcionamento, gerenciamento da rede. Entenda as vantagens (e desvantagens). Saiba para que serve (e para que NÃO serve). Dicas de plugins, funções, filtros e hooks.

Dicas e truques para desenvolver projetos WEB utilizando WordPress

Nesta palestra serão apresentadas dicas e truques para desenvolver projetos WEB utilizando o WordPress como gerenciador de conteúdo e, em alguns, casos até como web service para outras aplicações. Essas dicas e truques englobam todo processo de desenvolvimento, ou seja, falaremos sobre hierarquia das páginas, como o front end pode facilitar a vida do programador back end, dicas úteis para exibir o conteúdo, como facilitar a vida do usuário final estruturando bem os menus do painel administrativo e o desenvolvimento de plugins específicos para o projeto.

Fazendo milagres com WordPress

Nessa palestra queremos apagar de vez a pergunta “WordPress não é só para blogs?” da mente dos desenvolvedores e mostrar o que é possível criar com esse CMS divino.

Usando o WordPress corretamente milagres podem ser operados em lojas virtuais, redes sociais, newsletter e até em blog veja você meu caro desenvolvedor!

WordCana

Encerramento

Coffee Break

Coffee Break

Almoço

Abertura

Credenciamento

Design para WordPress: como desenvolver layouts específicos para WordPress

Nesta palestra, será abordado o processo de desenvolvimento de layouts de site levando em consideração as características específicas do WordPress. A palestra tem dois objetivos. O primeiro é familiarizar os designers com a estrutura do WordPress, explicando conceitos como tema, hierarquia de templates, anatomia de uma página, entre outros. O segundo é discutir e analisar o workflow para a criação de um layout, propondo uma metodologia de desenvolvimento, compartilhando técnicas, dicas e ferramentas que facilitam o processo.

Custom Post Types, Taxonomies e Meta boxes: Os três superpoderes do WordPress

Apresentação sobre o que é um post, os tipos de posts padrão do WordPress e a possibilidade de criação de tipos personalizados de posts, além de esclarecer o que são taxonomias, apresentar a possibilidade de criação de taxonomias personalizadas, e meta boxes. Unindo estes conceitos, levantar discussões sobre como projetar sites, pensando em uma estrutura de conteúdo adequada às necessidades de seu projeto, apresentando as implicações de cada conceito no front-end e administrativo do site, utilizando alguns casos de uso, reais e/ou fictícios para ilustração da aplicação.

SEO para Desenvolvedores

Abordagem de SEO Onpage direcionada para desenvolvedores WordPress que englobam cenários de novos sites, migrações e de sites existentes. Além disso, será apresentado sugestões de otimizações de SEO para sites que utilizam WooCommerce e também um direcionamento de boas práticas para acompanhamento das melhorias de SEO.